COMPOR MUNDOS
Humanidades, Bem-Estar e Saúde

Universidade Fernando Pessoa

Investigação

Os seguintes temas de investigação interdisciplinar estão neste momento a ser desenvolvidos por membros da rede Compor Mundos:

“Biofilia e Saúde”

O objetivo do grupo "Biofilia e Saúde" consiste em desenvolver evidência sobre a relação entre a natureza e a saúde. A investigação em biofilia tem mostrado os benefícios variados que a natureza apresenta ao nível da saúde e do bem-estar. O contacto com elementos naturais pode produzir melhorias substanciais nos contextos de saúde e também nos ambientes correntes de vida.

Marina Lencastre, Maria José Curado, Rui Estrada, Juliana Gatti-Rodrigues, Gloria Jollúskin e Isabel Silva

Ética e Integridade da Investigação

Susana Magalhães

Saúde, Ética e Narrativa

O objetivo do grupo "Saúde, Ética e Narrativa" consiste em produzir reflexão e evidência sobre a relação entre a linguagem, a ética e a saúde. A narrativa fornece um quadro exploratório ligado a certas regras da construção das histórias em que as identidades se formam e se desenvolvem. Este enquadramento aplica-se à saúde física e mental, e também ao desenvolvimento da imaginação e da competência ética, nas pessoas e nos grupos sociais.

Susana Magalhães, Rui Estrada, Elsa Simões e Marina Lencastre

Desafios socioecológicos, saúde e ciência cidadã

O objetivo do grupo "Desafios socioecológicos, saúde e ciência cidadã" consiste em destacar a importância de uma abordagem colaborativa e cidadã na resolução de desafios socioecológicos contemporâneos, considerando a complexa interação entre ciências, saúde e sociedades nos múltiplos contextos culturais, ecológicos e sociais.

Hélder Silva Lopes, Diogo Guedes Vidal, Marina Lencastre e Rui Estrada