COMPOR MUNDOS
Humanidades, Bem-Estar e Saúde

Universidade Fernando Pessoa


Sobre o Projeto


O projeto em rede “Compor Mundos. Humanidades, Bem-estar e Saúde” consiste na reunião de um conjunto de especialistas, das áreas das humanidades e da saúde, que pensam as questões do bem-estar e da saúde nos ambientes e nas sociedades tecnológicas contemporâneos. Que mundos compor, que relações definir para os ambientes contemporâneos de vida, para ultrapassar a distinção rígida entre natureza e cultura, para promover de forma integrada a saúde de humanos e não humanos? 

Há evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debate, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não humanos e as tecnologias.  As mudanças climáticas, as doenças ligadas à pobreza e às migrações humanas, os sistemas de saúde cada vez mais requisitados pelas sociedades democráticas, a inteligência artificial, a literacia em saúde e a participação cidadã, são questões técnicas e também sociais que requerem uma compreensão alargada para soluções criativas. As transformações dos seres vivos e dos ambientes sociais pela biotecnologia e pela inteligência artificial, nas suas diversas vertentes e nas suas relações com os humanos, obrigam a repensar coletivamente no que significa ser humano, quais as suas potencialidades e limites, e que relações tece com o não humano. É provável que, num futuro não muito distante, a divisão entre as humanidades, as ciências da saúde e as ciências como a engenharia, a ecologia ou a física, deixem de existir, e os alunos recebam, desde a sua entrada nas escolas, formações nestas diversas valências. O sincretismo que resulta desses objetos inter e transdisciplinares reclama uma reflexão antropológica, e também crítica, que não perca de vista o seu enraizamento na realidade ecológica e social. O projeto “Compor Mundos” propõe-se pensar estas questões e desenvolve-se em duas fases principais.  Na primeira fase, foram contactados 12 investigadores e docentes de 3 Universidades, que aceitaram participar no projeto. A primeira fase começou no ano de 2020 e teve como objetivos:

i) A formação de uma rede de especialistas das áreas das humanidades e das ciências ambientais, humanas e da saúde; 

ii) A construção participativa de um guião de entrevista para produção de formas de pensamento disciplinar e metadisciplinar relativo ao campo alargado das humanidades, bem-estar e saúde; 

iii) A análise e organização das respostas dos autores em ideias-chave, temas principais e eixos temáticos transversais;

iv) A indicação, para a segunda fase do projeto, de atividades de investigação interdisciplinar, académicas e de extensão cultural e comunitária, desenvolvendo os eixos temáticos transversais identificados.

A segunda fase do projeto conta com uma rede de 25 investigadores de 5 Universidades e iniciou-se com o ano 2021, tendo como objetivos:

i) A publicação de dois ebooks, o primeiro contendo as respostas dos autores à entrevista, e o o segundo contendo o relatório do projeto;

ii) A edição e publicação de livros, artigos e capítulos de livro em revistas e editoras nacionais e internacionais;

iii) A gravação de um conjunto de podcasts com convidados das áreas das humanidades, bem-estar e saúde; 

iv) A promoção de projetos de investigação transversais, interdisciplinares e interinstitucionais; 

v) O desenvolvimento de atividades pedagógicas propostas na primeira fase, seja em contexto académico através de formação pós-graduada ou de especialização, seja através de extensão cultural e intervenção comunitária.


Afiliação: Rede Compor Mundos. Humanidades, Bem-estar e Saúde - Fundação Fernando Pessoa.

Equipa


Álvaro Campelo (UFP; CRIA-UM; FP-I3ID; FP-B2S)

Ana Gabriela Nogueira (UFP; Laboratório de Rádio)

Carla Sousa (UFP-HE; CES)

Diogo Guedes Vidal (Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet. TERRA Associate Laboratory. Department of Life Sciences, University of Coimbra)

Eduardo Paz Barroso (UFP; LabCom-UBI;  FP-I3ID; FP-B2S)

Elsa Simões (UFP; LabCom-UBI; FP-I3ID; CLEPUL-UL; FP-B2S) 

Fernando Barbosa (Lab. Neuropsicofisiologia-FPCE-UP)

Francisco Mesquita (UFP; CECS-UM) 

Gloria Jollúskin (UFP; FP-I3ID; FP-B2S)

Hélder Silva Lopes (UM; Lab2PT; IN2PAST;IdRA-UB)

Isabel Silva (UFP; FP-I3ID; FP-B2S)

José Calheiros (UFP; FP-I3ID; CES)

Juliana Gatti-Rodrigues  (FC-UP; Instituto Árvores Vivas, Brasil)

Maria José Curado (FC-UP; Observatório da Paisagem; CIBIO-InBIO)

Marina Lencastre (UFP; FP-I3ID; FP-B2S; CES)

Patrícia Weber (UFP; Laboratório de Rádio)

Paulo Azevedo (SPP, SPPC, Psicoterapia e Supervisão clínica) 

Paulo Farinha Marques (FC-UP; CIBIO-InBIO)

Pedro Cunha (UFP; FP-I3ID; FP-B2S; CE-UFP)

Ricardo Jorge Pinto (UFP; FP-I3ID; FP-B2S)

Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva (FPCE-UL)

Rui Estrada (UFP; CITCEM-FLUP; FP-I3ID; FP-B2S)

Rui Leandro Maia (UFP; CITCEM-FLUP; CAPP-ISCSP; FP-I3ID; FP-ENAS)

Susana Teixeira (UFP; I3S-UP; FP-I3ID)

Teresa Toldy (UFP; FP-I3ID; FP-B2S; CE-UFP)